I Seminário Franco-Brasileiro de Botânica e História

22/03/2016 17:47

Nos dias 1, 3 e 3 de março ocorreu na cidade do Rio de Janeiro o I Seminário Franco-Brasileiro de Botânica e História, promovido pelo Museu Nacional de História Natural (MNHN) de Paris e o jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Evento público, celebrou os 200 anos da chegada do naturalista francês Auguste de Saint Hilaire ao Brasil.

A programação variada ao longo dos três dias, percorreu temas referentes a história da Ciência e atualidades.  Destacam-se alguns momentos importantes como a entrega por parte do Museu Nacional de História Natural de Paris o fac-símile do Herbário da Princesa Isabel do Brasil coletado por ela e o naturalista Glaziou na região de Itatiaia para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro; demonstração da plataforma Xper3 para a construção de chaves de indentificação interativas e as suas aplicações para a Botância e uma palestra sobre os sistemas brasileiro (SiBBr) e os francês (ReColnat) de dados sobre a biodiversidade.

A equipe do Herbário CSTR esteve representada pela sua Curadora a Professora Maria de Fátima que acompanhou a programação durante todo o evento.

 

 

 

 

Algumas fotos do evento:

 

Abertura do evento. Fonte: Acervo pessoal

 

Solar da Imperatriz, local do evento. Fonte: Acervo Pessoal.

 

Apresentação do Herbário pessoal que pertenceu à Princesa Izabel. Fonte: Acervo Pessoal.

 

Uma das exsicatas presentes no Herbário pessoal da Princesa izabel. Fonte; Acervo pessoal.

 

Professora Maria de Fátima durante um mini curso sobre softwers usado em estudos botanicos desenvolvidos pelo laboratório de Informática de Paris. Fonte: Acervo Pessoal.

 

Rafaela Forzza (esquerda) coordenadora geral do projeto Flora do Brasil e a Professora Maria de Fátima (direita).