Novas espécies

11/03/2019 14:55

    Levantamentos florísticos são peças fundamentais dentro da botânica para a compreensão da diversidade e da conservação de espécies em áreas protegidas ou não. Os dados obtidos através de coletas em campo descrevem possíveis impactos diretos ou indiretos em comunidades vegetais bem como ilustram modificações ambientais que afetam outras populações dentro de um determinado habitat.

    O Herbário CSTR vem coletando essas informações florísticas e desenhando o perfil vegetacional de áreas ao longo do sertão paraibano. São atualmente cerca de 7.000 mil exsicatas, muitas delas vindas de levantamentos feitos pela equipe. Um desses trabalhos, realizado na fazenda ABA localizado no município de Passagem, Paraíba, foi responsável por esse número, tendo chegado ao seu término como a maior lista de plantas da caatinga feita até o momento (com mais de 300 espécies coletadas), trabalho realizado pelo pesquisador Emanoel Messias e apresentado com TCC com título "Levantamento florístico de uma área de alta importância biológica na mesorregião do sertão paraibano". 

    Deste trabalho, surgiram dois importatíssimos artigos que apresentam à comuidade científica duas novas espécies, a Mesospherum catinguensis Harpochilus paraibanus das famílias Lamiaceae e Achanthaceae respectivamente. Os exemplares typus foram incorporados ao acervo do Herbário CSTR tornando sua coleção ainda mais relevante para o serrtão paraibano. 

Confira algumas imagens: