O HERBÁRIO CSTR

No ano de 1995, a dedicada Profa. Graça Veloso Marinho da Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas, preocupada em dispor de material botânico, para suas aulas, resolveu iniciar a formação de uma coleção didática que iria se constituir no que hoje representa o herbário do Centro. Essa coleção inicial era armazenada nas instalações da atual sala do PIBID.

Nos anos seguintes, especialmente na gestão administrativa do professor Jacob Silva Souto, mais especificamente no ano de 2005 foi dado importante passo para o ensino da botânica: a construção do Laboratório de Botânica pela Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal. Nele as aulas práticas tiveram novo impulso, estando também à disposição de diversas outras disciplinas. Porém, as atuais instalações para a criação do Herbário vieram através de um intercâmbio entre a UFCG/CSTR e o Conservatoire et Jardin Botaniques Ville de Genéve em 2006 com participação decisiva dos professores Olaf Bakke e Graça Marinho.


A partir desse momento histórico uma pequena construção foi edificada para abrigar 20 armários e equipamentos básicos nas pesquisas botânicas. Nesse período diversas expedições foram realizadas ampliando o acervo de plantas da coleção.
A contratação recente (anos 2008 e 2009) de um biólogo e uma taxonomista vegetal para adimistrarem o herbário veio aperfeiçoar os trabalhos na área, com diversas e novas pesquisas sendo desenvolvidas e alunos sendo treinados em taxonomia e manejo de herbário, bem como o aumento da coleção de Criptógamas e Fanerógamas.

O atual acervo do herbário está composto de 1570 exemplares de plantas, principalmente oriundas do sertão paraibano e fanerógamas. Nos próximos anos teremos como metas a ampliação física do mesmo e o incremento significativo de sua coleção, no intuito de que nosso herbário possa ser referência da flora dessa mesorregião no Estado da Paraíba.